A Medicina Integrativa abrange a medicina convencional e as terapias complementares numa abordagem médica que combina os avanços científicos da medicina convencional com as terapias não convencionais que demonstram evidência científica.
Gostava de partilhar algumas dos pilares que eu admiro, que orientam a prática da Medicina Integrativa.
Vamos conhecer 8 princípios base:
1- Intervenções efetivas que sejam o mais naturais e menos invasivas podem ser utilizadas sempre que possível.
2- Uso apropriado tanto das terapias convencionais quanto das complementares facilitam a resposta inata de cura do organismo.
3- Boa medicina é baseada em boa ciência. A Medicina Integrativa é orientada pela investigação científica e aberta a novos paradigmas.
4- Têm em consideração vários factores que influenciam a saúde, incluindo corpo, mente, espírito, hábitos, enquadramento cultural, comunidade, etc.
5- Os profissionais devem ser exemplo dos princípios e estarem comprometidos com o conhecimento, investigação interna e o desenvolvimento de si mesmo.
6- Ao longo do conceito do tratamento, conceitos mais amplos como promoção de saúde e prevenção de doenças são primordiais.
7- Profissional de saúde e o paciente são parceiros no tratamento e na criação de hábitos saudáveis.
Na Medicina Integrativa, existe uma relação de parceria em que, juntos, o profissional da saúde e o paciente criam um caminho que faça sentido para o paciente e ele percorre com o apoio do médico.
Eu adoro a Medicina Integrativa e considero que é a medicina do futuro!
Partilha comigo a tua visão sobre isto. Eu vou adorar ler!
Espero que tenhas gostado e que tenha trazido algo novo e útil para ti.
Com carinho,
Maria do Rosário Menezes
Comments